quinta-feira, 10 de março de 2011

Trash the Dress


O trash the dress é uma técnica ousada de fotografia de casamentos que faz muito sucesso nos EUA e agora também aparece nos casamentos desse lado de cá da América. Uma tradução literal do nome seria algo como “estragar o vestido”, que sugere situações inusitadas para uma parte das fotos do álbum de casamento.

Mas é claro que nem todo mundo tem coragem de estragar o vestido de noiva de verdade. E aqui no Brasil o trash the dress ganhou uma versão mais light, onde o vestido pode ser sujado ou molhado sem necessariamente acabar com o vestido.

Local

Os lugares escolhidos para as fotos contam bastante para um resultado positivo. O ideal é escolher lugares mais improváveis, onde você jamais usaria um vestido de noiva. Os mais usados são as praias, cachoeiras, lagos e piscinas, que por causa da água conseguem render fotos lindas e diferentes. 




Outros lugares como fazendas, matas, fábricas abandonadas também podem ser palco para as fotos, tudo vai de acordo com os noivos. É legal que o lugar tenha a ver com o casal, que signifique alguma coisa. Desse jeito as fotos acabam se tornando mais especiais.




O vestido

A idéia dessa técnica é fazer as fotos depois do casamento, ou depois da lua de mel. As fotos têm um estilo mais despojado, mais espontâneo. O resultado disso tudo depende muito do casal. Tanto a noiva quanto o noivo precisam estar à vontade e relaxados, dispostos a se soltar. A relação com o fotógrafo também influencia na atitude do casal, então o ideal é ter um tempo para os dois lados conseguirem interagir e agir de um modo natural. E mais do que tudo: a noiva não pode ter pena do vestido. 



 Por mais que você escolha pela versão light do trash the dress, não é aconselhável fazer esse tipo de fotografia com peças alugadas. Qualquer dano pequeno pode resultar em problemas com a loja, então o ideal é fotografar com um vestido próprio. Hoje em dia, boa parte das noivas prefere tirar as fotos com o próprio vestido, depois da cerimônia. Mas outra solução para quem não quer nem tirar o vestido do armário, ou para quem quer realmente acabar com o vestido, é comprar um outro modelo para essas fotos, um modelo mais simples.

O resultado final geralmente é apresentado em formato de fotolivro, separado do álbum de casamento. É uma espécie de offstage, que não tem diretamente ligação com a cerimônia e a festa.

 
O trash the dress tem que ser solto, divertido e sem medo. As fotos ficam lindas e com certeza marca de uma maneira especial o casamento dos noivos.
E aí, o que vocês acham?

Um comentário:

  1. Quero parabenizá-los pelo belíssimo blog. A matéria sobre Trash The Dress ficou ótima, solução para as noivas que gostam do estilo. Concordo que não precisa estragar o vestido, dá para oferecer um trabalho ousado, mais criativo quando a noiva está bem e se entrega na sessão de forma despojada. Parabéns!

    ResponderExcluir