Elk Oliveira |
Ao começar a Terapia Floral, o paciente passa por uma avaliação na qual é encontrada a causa emocional do seu problema. A partir daí, Elk sugere uma combinação de florais que, dependendo do grau do problema, pode ter um acompanhamento terapêutico semanal, que é feito também pela profissional. “Em algumas situações existe a necessidade da análise, então faço a terapia conjunta de florais com psicanálise. Existem pacientes que sentem os resultados já nos primeiros dias. Outros podem levar um tempo maior para conseguir o equilíbrio.”
Mas os florais não servem somente para tratar de uma situação pontual. Eles agem no emocional da pessoa, cuidando do seu equilíbrio, assim, quando ela passar por uma situação difícil, seu emocional já estará preparado pelos florais. É o caso das nossas noivas, que precisam de muita calma e paciência para lidar com um dos momentos mais estressantes do casamento: a organização.
“As noivas chegam ao meu consultório nessa fase, de contratação de fornecedor, escolha do vestido, definição do local da festa. Algumas têm dúvidas até sobre a lista de convidados. Isso realmente tira o equilíbrio emocional delas e as impede de tomar decisões importantes. Tenho casos de noivas que sentem dores físicas, reflexos desse desequilíbrio. É normal receber retorno de noivas que ficaram doentes no primeiro dia de lua-de-mel, afinal o cansaço foi se acumulando durante a fase de pré-casamento e só foi aliviada quando tudo passou. É aí que a imunidade cai e o corpo sente as conseqüências”, relata Elk.
O floral é um repositor emocional que age na causa do problema. Uma dor de estômago ou uma dor nas costas recorrente, se não tem a causa diagnosticada por meio de exames clínicos, provavelmente tem seu início no fator emocional. “Uma noiva chegou ao consultório dizendo que tinha dores de garganta toda semana, tratava de uma e logo depois começava a outra. Fazendo uma análise aprofundada, cheguei à conclusão de que as dores eram reflexos da pressão que ela estava vivendo tanto da parte do noivo quanto da mãe durante o processo de organização do casamento. Isso foi tratado com florais e ela alcançou o equilíbrio necessário para continuar e lidar com a situação”, comemora Elk.
Mas a terapia não é só para a noiva. “Quando ela encontra o equilíbrio, traz o noivo, a mãe, a sogra, até as daminhas. Ela quer que todos estejam felizes para a data!”
Também existem casos de noivas que transmitem o seu nervosismo para a comida e acabam procurando o consultório por acharem que estão engordando. “É normal a noiva me procurar para dizer que não está dormindo direito e logo depois ela diz que está comendo muito e que precisa emagrecer. Ao viver em sociedade, aprendemos que comemoração, festa, felicidade estão ligadas diretamente à comida, então quando estamos tristes ou num estado de ansiedade, comemos em busca de felicidade. Isso pode se transformar em compulsão e acabar trazendo os quilinhos a mais indesejados.”
Mas não é só querer emagrecer. “A noiva passa por uma avaliação corporal e, se ela realmente precisar, indico um plano de emagrecimento aliado aos florais”, conclui Elk.
Como a terapia funciona para todos os tipos de situações que envolvam o estresse emocional, ela pode continuar sendo feita enquanto a pessoa sentir que está bem. “O paciente não necessariamente tem alta, pois trata-se de uma terapia natural e sem contra indicações. Cada combinação de florais serve para equilibrar um certo tipo de situação que a pessoa está vivendo agora, neste momento. Se daqui a um mês ela começa a viver um outro tipo de situação, será recomendada uma outra combinação de florais e assim ela estará constantemente vivendo em harmonia com os outros e com o seu ‘eu’”, conclui Elk.
Esperamos que tenham gostado!
Traremos mais novidades para vocês. Dêem sugestões de temas!
Beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário